Queda de cabelo indica falta de vitaminas no corpo

Queda de cabelo indica falta de vitaminas no corpo

Todos os dias, nos mais diversos meios de comunicação, nós nos deparamos com mil e uma fórmulas de como acabar com o problema de queda de cabelo. São produtos e mais produtos lançados no mercado a todo instante, prometendo soluções de curto e longo prazos. Entretanto, a causa do problema pode estar na falta de vitaminas no corpo.

Sim, de fato, tudo o que usamos com alimento influenciará diretamente em nossa saúde. E se descuidarmos de nossa saúde, com certeza haverá consequências. E a queda de cabelo uma delas. 

Neste artigo, vamos falar sobre algumas vitaminas que, segundo pesquisas científicas, realmente interferem na saúde capilar, e como esse problema que atinge um número enorme de pessoas em todo o mundo pode ser resolvido.

Queda de cabelo: um problema e muitas causas 

A queda de cabelo sempre foi alvo da preocupação de muita gente porque há inúmeros fatores que contribuem para o aparecimento do problema, sem mencionar aqueles que o agravam.

Segundo o professor Ralf Paus, dermatologista da Universidade de Manchester, a queda de cabelo ainda é muito vista como um problema cosmético, muito mais do que uma doença, em nossa cultura ocidental.

A afirmação é corroborada pelo valor de investimento que a indústria farmacêutica dispende com o desenvolvimento de novos produtos. Por esse motivo, há uma falta de pesquisas a respeito do assunto, o que impede que as verdadeiras causas sejam, realmente, combatidas. 

  Anemia e dietas sem supervisão de especialistas são apontadas como motivos para queda de cabelo em pesquisa realizada pela UFJF (Universidade Federal de Juiz de Fora), por causarem falta de vitaminas no corpo

Deficiência de vitaminas no corpo e queda de cabelo 

Ter os cabelos saudáveis e bonitos não depende unicamente de cremes e shampoos. Uma alimentação rica em nutrientes é de suma importância para a manutenção da sua beleza, prevenindo várias doenças, inclusive a queda de cabelo

Abaixo, foi elencado através de estudos, algumas substâncias cuja falta influencia no problema, uma vez que esses dois elementos, nutrição e cabelo, de acordo com estudos científicos, estão intrinsecamente ligados.

1 – Zinco 

O zinco é uma substância que beneficia o folículo do cabelo por causa de suas várias enzimas. Prova disso são os inúmeros resultados positivos em tratamentos de pacientes com alopecia areata que receberam suplementação.

2 – Cafeína 

A cafeína é usada para estimular os fios de modo a crescerem mais rapidamente, uma vez que inibe os efeitos da DHT (di-hidrotesterona), um esteroide que torna o crescimento mais lento.

Vale lembrar que o abuso da cafeína tem exatamente o efeito contrário, colaborando na produção da DHT. 

3 – Ômega 3 

Importante nutriente capilar, o ômega 3 é rico em ácido graxos, sendo responsável por deixar o cabelo mais grosso, ou seja, em sua densidade e diminuir possíveis inflamações que conduzem à queda do cabelo.

4 – Vitamina D 

Partindo do pressuposto de que a vitamina D é um hormônio e que problemas hormonais tornam os folículos pilosos mais sensíveis, é de se esperar que sua falta provocará a queda de cabelo. Prova disso é a quantidade de paciente com alopecia que demonstram ter deficiência dessa vitamina. 

5 – Ferro 

Já existem diversos estudos comprovando a relação significativa entre o ferro e o risco de sofrer com a perda de cabelo entre mulheres, caso haja deficiência de ferro.

6 – Vitamina C 

Conhecida por combater os radicais livres e, portanto, o envelhecimento, a vitamina C se constitui em um importante coadjuvante no combate à queda de cabelo.

7 – Vitaminas do Complexo B

As vitaminas do Complexo B colaboram no fortalecimento geral do organismo, inclusive do cabelo. 

A indicação de que devem ser tomadas todos os dias se deve ao fato de que tais vitaminas são solúveis em água, sendo eliminadas por meio da urina.

Ouvimos muito falar sobre as vitaminas do Complexo B. Mas, quais são elas:

  • Vitamina B1 (tiamina); 
  • Vitamina B2 (riboflavina); 
  • Vitamina B3 (niacina); 
  • Vitamina B5 (ácido pantotênico)
  • Vitamina B6; 
  • Vitamina B7 (biotina); 
  • Vitamina B9 (ácido fólico); 
  • Vitamina B12. 

Eliminado a queda de cabelo com vitaminas 

Sabemos que com o dia a dia corrido, em especial nas grandes cidades, é difícil consumir a quantidade necessária de todas as substâncias fundamentais sem a ajuda de suplementos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *