Extrato de Própolis. Todo o poder das abelhas, segundo os nutricionistas.
Você já deve ter visto várias pessoas sugerindo a própolis para cuidar de algum problema de saúde, afinal esse é um remédio caseiro muito popular em nosso país.
Em casos de gripe e dor na garganta, sempre lembramos das balinhas de própolis ou do seu spray. Muitos até consomem o seu extrato em jejum como rotina antes do café.
Porém fica aquela dúvida: será que aquela receita da vovó funciona de verdade? O que a medicina fala sobre o assunto? Todos podem consumir o extrato de própolis?
No artigo de hoje você vai conhecer os benefícios do extrato de própolis para a saúde, como tomar, curiosidades, estudos e várias informações para aproveitar o melhor que a natureza possui para nos presentear.
Leia tudo e saiba mais sobre esse superalimento.
O que é o Extrato de Própolis?
A própolis é uma substância fabricada pelas abelhas. Basicamente, é uma mistura de pólen, cera e resinas de vegetais coletadas através das enzimas salivares desses insetos.
Trabalhando em equipe, o enxame desenvolveu uma proteção natural contra outros insetos, fungos e bactérias.
A produção da própolis é intensa, pois a rainha precisa dela para deixar limpo e na temperatura ideal o lugar onde os seus ovos serão depositados. A própolis é a proteção natural do ninho.
Segundo nutricionistas, em contato com os humanos, essa substância é considerada um alimento funcional, por ter grande quantidade de nutrientes importantes para a prevenção de doenças.
Tipos de própolis
O mel pode ter variações de cor e de composição química. O mesmo ocorre com o extrato de própolis. No Brasil existem treze variedades de própolis que são divididas em três categorias:
1. Vermelha: presente na região nordeste, esse é o tipo mais caro e procurado pelo mercado, sendo rico em substâncias anti-inflamatórias;
2. Verde: o mais popular em terras brasileiras. É amplamente exportado por causa dos seus benefícios ao sistema imunológico.
3. Marrom: típico dos estados da região sul, possui características semelhantes à própolis dos países europeus. É um poderoso antioxidante.
Benefícios para saúde
Conheça agora os 6 principais benefícios da própolis para a saúde:
1. Aumenta a imunidade
O departamento de imunologia da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, tem um núcleo de estudos sobre a própolis e sua ligação propriedade de prevenir doenças no ser humano.
A pesquisa, coordenada pelo especialista José Maurício Sforcin descobriu que a própolis ajuda as células de defesa, que podem reconhecer e destruir micróbios com mais precisão a partir do uso dessa substância.
2. Evita o aparecimento do câncer
Os flavonoides presentes no extrato de própolis ajudam a eliminar a dioxina. Essa substância pode desencadear o surgimento de tumores por contaminação a resíduos de plástico e herbicidas à base de cloro.
Resultados de estudos preliminares a esse respeito, realizados em Cuba, comprovam não apenas essa capacidade, mas também a possibilidade de que a própolis possa melhorar a qualidade de vida de pessoas com câncer.
3. Renova as células
Poderoso antioxidante, a própolis ajuda a preservar as células e evitar doenças relacionadas ao envelhecimento e estresse como:
• Diabetes;
• Reumatismo;
• Problemas cardíacos;
• Distúrbios neurológicos.
4. Promove a saúde bucal
O extrato de própolis elimina as bactérias da boca e evita o surgimento de cáries e de doença periodontal. Esse benefício é usado pela indústria há algum tempo. As principais marcas de cremes dentais possuem esse ingrediente na composição.
5. Combate infecções
A própolis é um antibiótico natural, agindo principalmente nas vias aéreas superiores. Casos de amidalite, gripes e resfriados podem ser tratados com esse remédio natural em conjunto com os medicamentos prescritos pelo médico.
6. Regula o sono
Uma descoberta recente sobre a própolis é sua função no sistema nervoso central. Pessoas que trabalham à noite ou fazem atividades físicas nesse período geralmente possuem dificuldade para dormir ou dormem pouco.
Isso acontece porque a produção de melatonina é alterada quando o ciclo circadiano é afetado. O relógio biológico começa a se preparar para o descanso e, ao ter atividades diferentes na rotina noturna, o organismo demora a entender quando é hora de dormir.
Consumir própolis com chá antes de dormir ajuda a produzir o hormônio do sono e a ter uma noite mais relaxante.
Curiosidades sobre a Própolis
Esse elemento natural produzido em série pelas abelhas é usado pelo homem desde a antiguidade. Anualmente são consumidas 2,3 mil toneladas de própolis.
O Brasil é o terceiro produtor da própolis no mundo. Nossas abelhas produzem a resina todos os dias do ano, enquanto as de outros países costumam trabalhar apenas no verão.
Então, como tomar?
Além do extrato, é possível consumir própolis em spray, tintura, cápsulas ou balas.
O extrato de própolis deve ser consumido preferencialmente pela manhã, antes da primeira refeição. Os especialistas aconselham sua diluição em um pouco de água para facilitar o consumo.
Outra dica é fazer uma mistura de água com limão. Anote a receita:
• Sumo de meio limão.
• Meio copo de água na temperatura ambiente.
• 10 gotas de extrato de própolis.
Se preferir, adicione uma colher de mel à mistura. Espere cerca de 30 trinta minutos e então faça o desjejum como de costume.
Quanto às cápsulas, geralmente são recomendadas pelo fabricante o uso de uma a duas cápsulas por dia. O ideal é que você procure seu médico e obtenha uma orientação adequada quanto à dosagem de acordo com seus objetivos.
Contraindicações
Em geral, os remédios naturais são bem tolerados pela maioria das pessoas, porém alguns cuidados devem ser seguidos ao fazer um tratamento contínuo com extrato de própolis.
Pessoas com histórico de alergia a essa substância devem evitar o consumo, assim como gestantes e crianças.
Por causa de seu efeito ácido, a mistura de própolis com limão não deve ser ingerida por pessoas com gastrite e problemas de estômago.
Onde comprar o Extrato de Própolis?
O extrato de própolis pode ser encontrado em feiras, farmácias de manipulação e lojas especializadas em produtos naturais.
O extrato é a versão mais concentrada da própolis e pode ser aquoso ou alcoólico. O aquoso possui menos restrições e seu uso é mais indicado por médicos e nutrólogos.
Através da internet, em lojas virtuais, também é possível encontrar o extrato de própolis. Compre sempre em lojas conhecidas e com boas recomendações.
Verifique a procedência do produto, suas condições de conservação, embalagem e informações que atestem sua a segurança.
Como você pode perceber, o extrato de própolis é rico em nutrientes e traz saúde para quem o consome.
As gerações anteriores descobriram esse importante elemento natural e a medicina comprovou o que os mais velhos sempre dizem: própolis é um poderoso remédio.
Inclua-o na sua vida e comece hoje mesmo a ter bem-estar. Sua saúde agradece!