Chás Relaxantes: 3 opções para espantar a ansiedade e a inquietação
Gerações de seres humanos conhecem os benefícios dos chás, como o alívio para a má digestão ou cólicas, o efeito diurético e a sensação de calma e aconchego que eles podem proporcionar a todos.
Esta bebida mágica é sempre recomendada por dez entre dez mães e avós nos momentos de tensão. Segundo elas, um chá é infalível para acalmar os ânimos e garantir uma boa noite de descanso.
E não é que a Ciência veio corroborar o que elas já sabiam? Segundo o time de nutricionistas de um canal do Portal UOL, tomar o chá certo antes de dormir acalma, atenua sintomas da ansiedade e ajuda a espantar a insônia.
Quer conhecer melhor as propriedades de alguns chás e aprender três receitas para alcançar um sono de qualidade? Então siga lendo!
Como fazer chás para dormir: evite esses erros!
Você sabia que o modo de preparo do chá tem grande influência sobre seus efeitos? A quantidade correta de ingredientes e o tempo ideal no fogo, por exemplo, são essenciais para o aproveitamento de todas as propriedades e obtenção do resultado esperado. Conheça os erros mais comuns e como não os cometer:
● Esquentar a água no micro-ondas: isso impede que se possa observar a temperatura da água. Dê preferência ao bom e velho fogão.
● Deixar que a água ferva: isso elimina as propriedades naturais dos ingredientes escolhidos e pode mudar até o sabor do chá. Quando observar o surgimento das primeiras bolhinhas, o que acontece em até dez minutos, desligue o fogo.
● Esquecer de apurar: não basta esquentar a água e misturá-la aos ingredientes. É preciso esperar um tempo para que o chá “absorva” as propriedades das ervas para só então bebê-lo. Recomenda-se aguardar entre 6 e 8 minutos.
● Exagerar nos ingredientes: colocar na receita uma quantidade maior do que a indicada de um ingrediente pode causar o efeito contrário ao desejado. Sempre siga as proporções recomendadas, que geralmente se aproximam de uma colher de chá para 200 ml de água.
● Utilizar chá de saquinho: é preciso ter em mente que os chás de saquinho comprados no supermercado não possuem o mesmo poder que os ingredientes naturais. Se deseja ter efeitos potentes, vale a pena adquirir os produtos em lojas especializadas, como as de produtos naturais, por exemplo.
Benefícios dos Chás
Segundo a nutricionista Aline Quissack, os chás atuam diretamente nos fatores que atrapalham o nosso sono: eles aliviam a ansiedade, as angústias e os sentimentos de medo e de insegurança. Veja outros benefícios da bebida:
Ajuda o organismo a eliminar toxinas.
Combate a retenção de líquidos.
Colabora para uma boa digestão.
Melhora a concentração.
Tem efeito anti-inflamatório.
Estimula o apetite.
Favorece o funcionamento do intestino.
E muito mais!
Quais chás você deve evitar antes de dormir?
Saiba que nem todos os chás colaboram para a qualidade do sono. A verdade é que existem alguns que fazem o efeito contrário, sendo ótimos para serem tomados pela manhã, quando você quer acordar e ter disposição para começar mais um dia. É o caso, por exemplo, dos chás verde, preto e mate.
3 opções de chá para relaxar e dormir melhor
Separamos 3 receitas “tiro e queda” para melhorar a qualidade do seu sono. Conheça agora!
● Camomila com Maracujá
Este chá reúne dois ingredientes que prometem um resultado potente. A camomila, velha conhecida pelo seu efeito calmante, também é eficaz na redução do estresse e no alcance do sono profundo. A flor do maracujá ajuda a combater a depressão e a ansiedade. Em um chá, essas substâncias juntas resultam em uma sensação de conforto e bem-estar.
Receita
– 250 ml de água;
– 1 colher de chá de folhas de camomila e de flor de maracujá
Esquente a água, misture-a às folhas e deixe em infusão por alguns minutinhos.
● Melissa como Mulungu e Própolis
A segunda dica traz a mistura de Melissa – também chamada de “erva-cidreira verdadeira” – e Mulungu, uma planta nativa do cerrado brasileiro muito usada para tratar problemas relacionados à estresse. Para completar, juntam-se a eles a própolis, ingrediente cada vez mais usado em chás por estimular a produção de melatonina, o hormônio do sono, e assim ajudar aqueles que têm sofrido de insônia.
A união desses três elementos ajuda a reduzir a sensação de irritabilidade, além de relaxar a musculatura do coração, facilitando a desaceleração dos batimentos.
Receita
– 250 ml de água;
– 1 colher de chá de folha seca de mulungu e melissa;
– 10 gotas de própolis alcoólico (11%)
Aqueça a água e depois misture as folhas secas e a própolis.
● Erva-doce com melissa, castanhas e mel
Por fim, outra dica de chá relaxante usando a melissa também envolve o uso de erva-doce, castanhas e mel. Juntos, esses ingredientes aliviam desconfortos estomacais e ainda dão uma forcinha para a fabricação de melatonina, o hormônio do sono.
Receita
– 250 ml de água;
– 1 colher de chá de folha seca de melissa e erva doce;
– 4 castanhas moídas;
– 1 colher de chá de mel
Aqueça a água e depois misture a folha seca. Deixe apurar por alguns minutos e depois acrescente o mel e as castanhas.
Como tomar?
Tomar chás relaxantes é um hábito que deve fazer parte do momento diário de higienização do sono: ele começa em média uma hora antes de nos deitar e é um período para que o corpo e a mente comecem a se preparar para dormir.
Assim, tome o seu chá, evite comer algo pesado, fique longe dos eletrônicos e depois vá para a cama.
Mas atenção: o efeito dos chás não é imediato: nutricionistas explicam que é importante fazer a ingestão deles durante, no mínimo, três dias. Isso porque este é o tempo que o corpo precisa para balancear os hormônios e responder às propriedades desta bebida milenar.
Gostou das dicas? Agora é hora de aproveitar os benefícios dos chás para melhorar a qualidade do seu sono! Curta nossas dicas e volte para dizer o que achou!