Cardo Mariano e a importância para o fígado
O fígado é um dos órgãos mais importantes para o bom funcionamento do corpo humano, afinal ele é responsável por algumas das funções essenciais para a sobrevivência. É por isso que se há algo de errado com esta parte do corpo, o nosso organismo logo trata de nos avisar. E por isso vamos falar do Cardo Mariano. Já ouviu falar?
Quando o fígado está saudável, ele trabalha para que o corpo fique livre de toxinas, além de auxiliar na sintetização de lipídios e carboidratos, assim como no armazenamento de substâncias essenciais para a saúde, como as vitaminas A, D, E e K, importantes para fornecer energia ao corpo.
Se o órgão começar a apresentar deficiências, alguns sinais aparecem rápido. Ainda assim, muitos acabam deixando que eles passem despercebidos por não entenderem o que significam ou acreditarem que são sintomas de um problema menor.
É por isso que tanta gente descobre que está com uma doença no fígado somente depois que a situação já está avançada e grave, pois é aí que os maiores sintomas aparecem e não podem mais ser ignorados.
As hepatites virais são os problemas mais comuns. Elas podem ser classificadas em A, B, C, Delta, E, F e G! Você sabia disso? Muitas pessoas acham que existem apenas dois tipos, mas a situação é bem mais complexa.
Outros problemas que, infelizmente, ocorrem muito no fígado são:
• Cirrose (devido ao consumo exagerado de álcool);
• Insuficiência hepática;
• Doenças hepáticas tóxicas;
• Fibrose;
• Esteatose hepática (que pode causar lesões permanentes no órgão)
• Etc.
Entre os principais sintomas que as doenças hepáticas causam no corpo, estão:
• Febre;
• Dor do lado direito do abdômen;
• Náuseas após a ingestão de alimentos;
• Urina escura;
• Icterícia, ou seja, cor amarelada no rosto, no corpo e nos olhos;
• Sangramentos e hematomas, que podem não ser tão comuns, mas aparecem naqueles que têm ausência de proteínas no organismo.
Depois de tudo isso, fica claro que é essencial se alimentar bem e ter um estilo de vida saudável. A realização de exames periódicos também é indispensável para verificar como anda o estado do seu fígado, especialmente para quem faz uso de algum medicamento controlado.
E por falar nesse tipo de medicação, muitas pessoas tratam os problemas hepáticos utilizando ainda mais remédios, o que pode melhorar os sintomas, mas acabar causando danos a outros órgãos. Afinal, nenhuma substância química em excesso é boa para o organismo.
É por isso que tanta gente está à procura de um tratamento complementar que seja natural e não agrida o corpo. O Cardo Mariano (ou Cardo Santo) é um dos mais usados por quem deseja uma ajuda a mais no combate às doenças hepáticas.
Para saber mais sobre o que ele é, para que serve, quais são seus benefícios, como tomar e outras informações relevantes, continue lendo o texto até o final!
O que é o Cardo Mariano?
O Cardo Mariano é uma planta medicinal originária da Ásia e da Europa, mas que foi naturalizada nas Américas. As suas propriedades medicinais já são conhecidas há mais de 2 mil anos!
Para você ter uma ideia, existem registros datados do século I que apontam o uso da planta pelos romanos para a proteção do fígado. Além disso, alguns documentos médicos datados dos séculos XVIII e XIX já citavam o Cardo para o tratamento de doenças hepáticas.
O seu principal componente ativo, a silimarina, é um flavonoide. Isso significa que se trata de um antioxidante forte que possui propriedades antissépticas, diuréticas, depurativas, regeneradoras, anti-inflamatórias, tônicas e digestivas.
Para que ele serve e quais são seus benefícios?
O Cardo Mariano é principalmente indicado para pessoas que possuem doenças no fígado, como hepatite, cirrose, problemas crônicos no órgão, entre outros que já foram citados antes.
É por isso que é seguro dizer que o principal benefício da substância é o auxílio no tratamento de problemas hepáticos. Graças às suas propriedades, ele pode oferecer proteção ao fígado. Além disso, ele ajuda a eliminar as toxinas do órgão.
O Cardo Mariano também renova os tecidos do fígado e faz com que a filtragem das substâncias tóxicas funcione como deveria, de forma eficiente. Dessa forma, ele é capaz de não apenas colaborar nos tratamentos de doenças hepáticas, como também de prevenir que elas aconteçam.
Além desses benefícios, a planta medicinal também pode evitar que o organismo tenha ferro em excesso, o que pode danificar o fígado e outros órgãos. Ela também auxilia no bom funcionamento do cérebro, protegendo-o.
O Cardo Mariano ainda é capaz de impulsionar a produção de um elemento chamado glutationa, que ajuda a desintoxicar as células, evitando que outras toxinas entrem nelas.
Para completar, um estudo feito pelo NIH – National Cancer Institute, evidencia os benefícios hepáticos do Cardo Mariano.
Como tomar?
O Cardo Mariano é vendido como suplemento natural, às vezes com o nome de Milk Thistle Extract. Ele normalmente vem em comprimidos ou cápsulas e é muito prático e fácil de ingerir.
A dosagem depende das necessidades de cada indivíduo. Mesmo assim, para quem quer ajuda no tratamento contra alguma doença no fígado, a dose sugerida é a de 420 mg ao dia e deve ser tomada apenas por um período de 8 a 12 semanas.
Antes de iniciar o uso, entretanto, procure um profissional da saúde para que ele te oriente melhor sobre as dosagens e os melhores momentos para realizar a ingestão.
Quais são os efeitos colaterais e as contraindicações?
Mesmo que o Cardo Mariano seja um suplemento natural, ele ainda pode gerar alguns efeitos colaterais se não for ingerido da maneira correta. Por isso, nunca consuma mais do que o orientado por profissionais.
Quanto às contraindicações, é possível mencionar que as seguintes pessoas não devem fazer o uso do suplemento natural sem antes falarem com um profissional:
– Gestantes ou mulheres em fase de amamentação;
– Portadores de alguma condição médica;
– Consumidores de medicamentos controlados;
– Pessoas alérgicas;
– Crianças e idosos.
Já tinha ideia de que o Cardo Mariano era tão importante para a saúde do fígado? Ele pode ajudar você a ter um maior bem-estar e mais saúde. Procure um médico antes de iniciar o consumo e tire suas dúvidas!