Canela. Além de um rico alimento, faz muito bem à sua saúde. [Confira]
De uso milenar, essa especiaria ganhou o mundo e é um ingrediente culinário muito comum na mesa do brasileiro.
Além do sabor peculiar, a canela tem outra qualidade: seu consumo pode evitar o surgimento de doenças e é recomendado por especialistas em nutrição e fitoterapia.
Preparamos um guia completo com informações sobre a canela e como você pode ter mais saúde ao incluir esse ingrediente na dieta. Curioso? Leia o artigo até o final.
Então, quem é a Canela?
A canela é uma especiaria obtida através da casca interna de árvores da espécie cinnamomum. Seus arbustos são naturalmente aromáticos, daí o interesse da gastronomia por essa espécie de árvore.
Mas ela não é usada apenas na culinária. Seus atributos são aproveitados também na fabricação de perfumes, óleos essenciais, bem como de diversas bebidas, como os licores, por exemplo.
A indústria de alimentos também lucra anualmente com a fabricação de balas, chicletes e outros doces a base de canela.
Os tipos mais populares são cinnamomun verum e cinnamomun casia. As especiarias são retiradas do ritidoma, ou seja, a parte interna das cascas mais velhas da árvore, cheias de células mortas que se destacam do tronco naturalmente.
Após processo de desidratação ela é comercializada.
Por ser um ingrediente comercializado no mundo todo a canela pode ser apresentar com nomes diferentes. Os mais comuns são:
• Canela-de-ceilão;
• Quinino;
• Pau-canela;
• Caneleira;
• Caneleira-de-ceilão.
Os benefícios da canela
Rica em vitaminas e minerais, a canela é recomendada na medicina e tem o status de planta medicinal. Seus principais pontos positivos são:
1. É um emagrecedor natural
É um alimento termogênico, o que quer dizer que seu consumo ajuda na queima de gordura. Incluir esta especiaria na dieta ajuda a perder peso rápido e diminui a fome.
2. Ajuda na prevenção do mal de Alzheimer
Sua ação antioxidante protege as células, evitando o surgimento dos radicais livres. No sistema nervoso central, a epicatequina e o cinaldeído protegem os neurônios e diminuem o avanço da doença.
3. Evita o surgimento do câncer
O mesmo efeito de renovação celular da canela pode ajudar a prevenir o câncer, uma vez que os radicais livres são eliminados do organismo naturalmente ao ingerir antioxidantes com frequência.
4. É estimulante
Esse energético aumenta a disposição e reduz a sensação de cansaço após atividade física ou um dia de trabalho exaustivo.
5. Fortalece o sistema imunológico
A canela é um imunomodulador. Ela aumenta as defesas do organismo contra diversas doenças e previne o surgimento de gripes e resfriados.
6. Faz bem ao coração
A Associação Americana do Coração realizou estudos nos quais foi comprovada a eficácia da canela para prevenir e tratar doenças cardíacas. Essa é uma hipótese que vem sendo cada vez mais confirmada pela comunidade científica.
7. Controla a diabetes
A composição química da canela aumenta a produção de insulina e reduz o açúcar no sangue. Pessoas com uma dieta rica nessa especiaria têm menos risco de desenvolver diabetes.
8. Previne o mal de Parkinson
Este elemento extraído da casca da cinnamomum ajuda no controle motor e biomecânico do corpo e também pode melhorar a qualidade de vida de pacientes diagnosticados com esse mal.
9. Alivia sintomas da artrite
Trata-se de um anti-inflamatório natural que alivia as dores, criando efeito analgésico e sendo um importante aliado o combate à artrite.
10. Melhora a digestão
O sistema digestivo é beneficiado com o consumo desse ingrediente. Assim a canela trata de gases, náuseas, diarreia, acidez no estômago e demais transtornos digestivos.
11. É afrodisíaca
A canela melhora os momentos de intimidade de homens e mulheres. Seu efeito afrodisíaco favorece a libido.
Isso acontece devido ao aumento do fluxo sanguíneo nos órgãos reprodutores, aumentando a sensibilidade e o prazer durante o contato sexual.
Outras propriedades medicinais
Além das enfermidades já mencionadas, a canela possui outros atributos podendo ser:
• antiescorbútica, tendo diversas vitaminas em sua composição, especialmente a vitamina C.
• antiespasmódica, ajudando a tratar espasmos musculares, especialmente no aparelho digestivo.
• anti-reumática, ajudando a prevenir ou controlar o avanço de doenças reumáticas crônicas.
• anti-séptica, bloqueando o desenvolvimento de microrganismos.
• piolhicida, evitando a proliferação desses parasitas.
• sedativa, colaborando para redução da ansiedade e tendo efeito calmante.
Quanto devo consumir?
Em média, uma colher de chá por dia é suficiente para trazer os efeitos desse fitonutriente no organismo.
Composição nutricional da Canela
Rica em vitaminas e nutrientes, a canela possui ingredientes básicos para a nutrição humana, sendo considerada um alimento essencial à qualidade de vida e manutenção da saúde. Em uma porção de canela, podemos encontrar:
• Ferro;
• Cálcio;
• Vitamina C;
• Vitamina A;
• Fibras;
• Carboidratos;
• Gorduras;
• Proteínas.
Algumas reações adversas apresentadas
O consumo desse fitonutriente pode causar reações adversas. Uma das mais comuns são irritações na pele em pessoas alérgicas. Seu consumo em grande quantidade pode aumentar os batimentos cardíacos e causar intoxicação.
O ideal é procurar o médico ou nutricionista antes de qualquer tratamento com um fitoterápico. Assim é possível personalizar a dosagem de acordo com suas necessidades nutricionais.
Contraindicações
Mesmo sendo um elemento natural, o consumo desse ingrediente deve ser feito com cautela por alguns indivíduos. Mulheres em período gestacional devem evitar a ingestão da canela por conter substâncias que podem trazer riscos ao feto.
Onde posso comprar a Canela?
Atualmente é possível adquirir o produto com facilidade em supermercados, casas de produtos naturais, feiras livres e sites especializados em fitoterápicos e especiarias.
Afinal ele é muito usado in natura, em forma de pó ou em casca, para o preparo de refeições, sobretudo as sobremesas e doces.
Para aqueles que preferem consumir menos calorias, é possível adequar o cardápio para o consumo através de cookies, shakes, mingaus e panquecas.
Também existe a possibilidade de suplementação em cápsulas, tanto da canela sozinha quanto com outros ingredientes, como o gengibre, por exemplo.
Vale lembrar da importância da orientação médica antes do consumo. Só um especialista pode lhe orientar sobre a quantidade de suplemento adequada as suas necessidades e objetivos.
Desde o início da história da humanidade, as especiarias são cobiçadas pela civilização. Hoje sabemos que, além de realçar o sabor dos alimentos a canela é capaz de proporcionar mais qualidade de vida e cuidado à saúde.
Adicione a canela ao seu cardápio e aproveite esse remédio natural!