[K2] Os benefícios do cálcio e o antienvelhecimento

[K2] Os benefícios do cálcio e o antienvelhecimento

O nosso sistema circulatório (também chamado de cardiovascular) é composto pelo coração e pelos vasos sanguíneos (que englobam as artérias, vênulas, veias, capilares e arteríolas). Entenda onde e como o Cálcio participa na circulação sanguínea.

Esse sistema é o responsável por transportar o oxigênio e diversos nutrientes para outras partes do corpo. Isso ocorre através da circulação sanguínea, que é todo o percurso do sistema circulatório pelo corpo, inclusive passando duas vezes pelo coração.

O problema é que, algumas vezes, os nutrientes acabam não sendo transportados corretamente por culpa de um distúrbio do sistema, que pode ser gerado pela falta de alguma vitamina essencial, por exemplo. Isso pode causar problemas graves, que é o Cálcio.

O Cálcio

O cálcio é um mineral que pode apresentar problema nesse quesito. Se algum detalhe não estiver funcionando corretamente, ele pode ficar presente em excesso no sangue, o que causa náuseas, vômitos, dores de cabeça, vontade constante de urinar, sede excessiva, arritmia cardíaca, cãibras, pedras nos rins, etc.

Outro problema sério que pode ser gerado é o acúmulo de cálcio nas artérias, o que pode causar a arteriosclerose. Esse problema faz com que as artérias fiquem duras e apertadas, atrapalhando o fluxo do sangue e a distribuição de oxigênio e dos nutrientes.

Por que estamos falando disso? Porque o nosso assunto de hoje, a Vitamina K2, possui funções fundamentais com relação à disposição do cálcio, à atuação antienvelhecimento e à saúde geral do corpo. Continue lendo para descobrir tudo!

O que é a Vitamina K2?

A Vitamina K2 (também chamada de Menaquinona) faz parte de um grupo de substâncias químicas conhecidas por quinonas. Ela é uma vitamina lipossolúvel, o que significa que precisa se juntar a certas gorduras para ser transportada no corpo.

Existem três conjuntos de quinonas: as filoquinonas (Vitamina K1), que têm como fonte os vegetais; as menaquinonas (Vitamina K2), achadas em fontes animais e em suplementos alimentares; e a menadiona (Vitamina K3), que é uma forma da menaquinona.
A K2 é criada através do intestino, a partir da fermentação de bactérias que estejam presentes em grande número no corpo. O problema é que elas não estão tão disponíveis assim e, com o passar do tempo, sua produção vai diminuindo. É por isso que os suplementos da Vitamina K2 são utilizados.

Quais são as fontes naturais da Vitamina K2?

Como dissemos, os suplementos de K2 são muito utilizados porque fornecem quantidades mais exatas da substância, além de serem mais práticos e eficazes. Mas essa substância também está presente nos seguintes alimentos:
● Pepino;
● Peixes;
● Espinafre;
● Brócolis;
● Couve-manteiga;
● Ovos;
● Aspargos;
● Couve-flor;
● Alimentos fermentados;
● Repolho, etc.

Quais são os benefícios da Vitamina K2 e o Cálcio?

Podemos dizer que o principal benefício da Vitamina K2 é a saúde do fluxo sanguíneo, ou seja, a manutenção das artérias e das veias graças às suas ações relacionadas ao transporte de cálcio para os locais que precisam dele, prevenindo o seu acúmulo no sangue.

Entretanto, suas vantagens para nossa saúde não param por aí. Veja a seguir com mais detalhes quais são os maiores benefícios da K2 para o organismo humano:

1 – Previne o envelhecimento precoce
Uma pessoa idosa possui um acúmulo de cálcio nas artérias, nos pulmões, no fígado, no coração, entre outros lugares. Essa calcificação faz com que o corpo fique mais rígido, pesado e, obviamente, menos saudável.

A vitamina K2 é considerada anti-envelhecimento exatamente porque evita que essa calcificação ocorra ao promover a movimentação correta dos níveis de cálcio do corpo.

2 – Colabora para aumentar os níveis da testosterona
Ao auxiliar no estímulo da liberação de testosterona, a K2 faz com que as taxas de andrógenos diminuam de forma considerável, o que melhora a fertilidade tanto masculina quanto feminina.

3 – Ajuda na prevenção contra o câncer
A Vitamina K2 pode colaborar para prevenir o câncer porque age na eliminação de certos possíveis genes causadores da doença. Além disso, ela ajuda a fortalecer os genes que participam da síntese de células benéficas e removem as cancerígenas.

4 – Promove o melhor desempenho físico
A K2 é capaz de agir no pâncreas, estimulando a produção de insulina e deixando as células mais tolerantes à glicose, o que gera uma elevação de energia disponível para os treinos físicos.

Isso ainda melhora a absorção de nutrientes pelas células, o que permite um desempenho físico bem melhor.

5 – Mantém a estrutura óssea mais resistente
A já citada osteocalcina, que é sintetizada pela K2, é uma das protagonistas na conexão do cálcio com os ossos. Isso quer dizer que ela proporciona mais força, resistência e densidade à estrutura óssea, evitando doenças como a osteoporose.

6 – Previne o AVC e outras doenças cardiovasculares
Apesar deste benefício já ter ficado claro, vale reforçar que as funções da Vitamina K2 evitam o acúmulo de cálcio vascular, o que permite uma melhor fluidez do sangue e a redução de riscos ligados ao AVC e aos outros problemas cardiovasculares.

Para quem a suplementação da Vitamina K2 é indicada?

Veja a seguir os grupos que costumam ser os que mais precisam repor os níveis da Vitamina K2 no corpo a partir da suplementação:

● Indivíduos em tratamento com antibióticos, pois estes medicamentos podem alterar a flora intestinal e acabar prejudicando a produção da Vitamina K2;
● Pessoas que sofrem com distúrbios intestinais ou realizaram operações no intestino as quais podem impedir a produção e absorção normal da Vitamina K2;
● Quem possui diarréia crônica, porque este problema pode gerar uma perda significativa dos níveis da K2, além de modificar a flora intestinal e atrapalhar a absorção do nutriente;
● Indivíduos que têm distúrbios hepáticos, pois eles prejudicam as reservas da Vitamina K2.

Quais são as dosagens indicadas para a Vitamina K2?

O indicado é ingerir 1 cápsula do suplemento ao dia, em conjunto com alguma refeição principal. Muitas pessoas consomem 50 mcg diariamente, já outras preferem 100 mcg. Isso depende de suas necessidades e objetivos.

Este suplemento pode ser consumido juntamente com outros suplementos. No entanto, o recomendado é evitar a ingestão das vitaminas A e E, pois elas foram observadas como obstáculos na absorção da K2.

Quem faz uso de anticoagulantes também não deve consumir o suplemento, pois ele pode acabar anulando os efeitos desse remédio.

A marca mundialmente famosa Puritan’s Pride produz um dos mais populares suplementos da Vitamina K2, vale a pena conferir seu custo-benefício.

Lembre-se de sempre procurar um médico antes de iniciar qualquer tratamento com suplementos alimentares ou medicamentos.

E aí, se surpreendeu com a Vitamina K2? Acha que ela pode ser benéfica para você? Não deixe a sua saúde para depois!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *