MSM – Uma poderosa substância que pode beneficiar todo o nosso corpo

MSM – Uma poderosa substância que pode beneficiar todo o nosso corpo

Já viu a sigla MSM em algum lugar, mas não entendeu exatamente o que é? Não se preocupe, neste texto iremos te contar tudo de relevante sobre o MSM, sua importância, suas funções, benefícios e muito mais. Confira a seguir!

Afinal, o que é o MSM?

O MSM (metilsulfonilmetano) é um composto de enxofre que está cada dia mais comentado no mercado de suplementos, pois é tido como útil para complementar o tratamento de certos problemas de saúde relacionados a inflamações e dores.

Além disso, ele é um componente elementar de substâncias como o colágeno, as proteínas, as enzimas, os hormônios e a queratina. O MSM pode ser encontrado de forma natural em nosso corpo, assim como em alimentos, apesar de sua quantidade ser reduzida devido ao preparo da comida.

Entre as principais fontes naturais de MSM estão: leite de vaca, brócolis, beterraba, milho, café, acelga, alfafa, repolho, fígado de frango, maçã, etc. Por não ser tão abundante nessas fontes, o MSM anda sendo mais consumido a partir de suplementos alimentares.

Veja quais são os benefícios do MSM para a sua saúde?

Você sabia que o MSM é um dos suplementos ligados à saúde da articulação mais populares no planeta? Ele perde apenas para a Glucosamina e a Condroitina (sobre as quais falaremos mais adiante).

Veja a seguir quais são os principais benefícios do MSM:

1 – Auxilia no tratamento da artrite e de outros problemas articulares
Este benefício é, sem dúvidas, o mais pesquisado e comprovado por cientistas. Por exemplo, em 2006, um estudo divulgado pela revista científica Arthriti Today (Artrite Hoje) observou que uma dose de 6 mg de MSM ajudou a reduzir os sintomas de dor e mobilidade em pessoas com osteoartrite no joelho.

Por isso, o MSM é capaz de agir tão bem nas articulações, porque ele entrega enxofre ao organismo, o que gera a metioninaque, por sua vez, auxilia na sintetização de substâncias responsáveis por formar os tecido conjuntivos. Vamos falar sobre a Glucosamina, Condroitina e MSM neste artigo, continue conosco.

2 – Atua como um forte antioxidante
Por liberar enxofre e antioxidantes potentes, como a taurina e a glutationa, o MSM consegue ajudar na luta contra os radicais livres, que são moléculas capazes de danificar as células. Além disso, ele também pode aumentar os efeitos da vitamina C, coenzima Q10, vitamina E, entre outros.

3 – Ajuda a tratar problemas digestivos
O MSM é capaz de agir na reconstrução do revestimento do trato digestivo prejudicado por algum motivo. Alguns estudos com ratos sofrendo de colite mostraram que o MSM conseguiu protegê-los de danos no intestino.

4 – Melhora a saúde da pele
Por estar relacionado ao colágeno, o MSM pode ser utilizado para ajudar na hidratação da pele, assim como para prevenir e aliviar problemas como coceira, acne, ardência ou vermelhidão. Além disso, ele também pode deixar as unhas mais fortes.

5 – Previne e melhora doenças autoimunes
Estudos mostraram que a ingestão de doses altas do MSM são capazes de proteger o organismo contra problemas no sistema imunológico, que atua na defesa de nosso corpo. Nesses estudos com ratos, nódulos linfáticos e anemias foram reduzidos após uma dieta com MSM durante um mês.

6 – Reduz dano muscular
O MSM é capaz de diminuir os danos aos músculos graças ao seu poder antioxidante, que repara as células do tecido fibroso rígido muscular, as quais acabam sendo partidas durante os treinos intensos. Dessa forma, a recuperação é menor e as dores também.

7 – Melhora hemorróidas e problemas da bexiga
Por ser um bom anti-inflamatório, o MSM é capaz de auxiliar em tratamentos para a redução das dores e dos inchaços gerados pelas hemorróidas. Ele também pode ser utilizado para complementar o tratamento da síndrome da bexiga dolorosa, que é uma inflamação no órgão.

8 – Ajuda a proteger contra problemas cardíacos
Simultaneamente, o MSM pode ajudar a prevenir problemas cardíacos, além de regular a pressão alta pulmonar. Isso graças à sua atuação como anti-inflamatório.

Como o MSM funciona com a Glucosamina e a Condroitina?

O mais importante é que essas três substâncias formam uma equipe bem eficiente. Não é à toa que grande parte dos suplementos vendidos contém MSM, Glucosamina e Condroitina. Elas se completam para atuarem melhor nos problemas articulares.

Ainda assim, a Glucosamina oferece nutrientes que promovem mais saúde para a estrutura das articulações. A Condroitina auxilia ao fornecer os materiais estruturais necessários para que a cartilagem fique saudável, móvel, resistente e flexível.

O MSM, por sua vez, entra para impulsionar os benefícios originados da Glucosamina e da Condroitina, pois ele proporciona uma ótima fonte natural de enxofre, que ajuda a desenvolver outras substância orgânicas.
A união de Glucosamina, Condroitina e MSM pode promover os seguintes benefícios:
● Mais flexibilidade e mobilidade às articulações;
● Tecido conjuntivo mais saudável e com qualidade;
● Conforto e sensação de bem-estar ao se locomover.

Existem efeitos colaterais para o MSM?

Como a maioria dos estudos realizados com MSM foram feitos em animais, ainda não se pode dizer com certeza todos os possíveis efeitos colaterais em humanos.

No entanto, nas pesquisas que foram feitas neles, os seguintes efeitos secundários puderam ser observados:
● Náuseas, mal-estar e diarreia;
● Fadiga excessiva;
● Dores de cabeça e enxaqueca;
● Inchaço no intestino;
● Reações alérgicas, como urticária, comichão, inchaço na garganta, erupções cutâneas, etc.

Vale lembrar que esses efeitos colaterais estão frequentemente relacionados à superdosagem de MSM. Portanto, respeite sempre a quantidade máxima diária. O mesmo vale para suplementos de Glucosamina + Condroitina + MSM.

No entanto, sobre as contraindicações, não existem tantas observadas, mas vale a pena citar aquelas que costumam ser listadas para a maioria dos suplementos: mulheres grávidas ou amamentando, pessoas utilizando medicamentos controlados, indivíduos com problemas de saúde graves, menores de idade e idosos.

Em suma, antes de iniciar o consumo, procure um nutricionista ou outro profissional da saúde para que ele lhe oriente sobre a melhor forma de tomar e qual é a dosagem ideal para seus objetivos
Curtiu essas informações sobre o MSM? Acha que ele pode ser útil para você ou para alguém que você conheça? Espalhe as informações para que todos conheçam as qualidades do MSM!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *