Benefícios da Vitamina D. Conheça o guia completo de conhecimento
No início do século XX, vários cientistas e pesquisadores realizavam investigações sobre um surto de raquitismo (distúrbio que amolece e enfraquece os ossos) ocorrido principalmente na Inglaterra. Por isso você tem que conhecer os benefícios da vitamina D
Foi nesse período que a Vitamina D foi descoberta, uma substância que até então não era conhecida. Ela foi chamada assim porque, no início, os cientistas a achavam muito parecida com outras vitaminas já encontradas: A, B e C.
Assim, em 1916, que alguns pesquisadores da Universidade de Wisconsin (EUA) relacionaram a baixa exposição solar ao surto de raquitismo.
Além disso, eles entenderam que em países com pouca incidência solar não havia muitos casos da doença porque a alimentação era rica em vitamina D. Foi por isso que decidiram tratar o raquitismo com suplementação vitamínica e assim foram bem-sucedidos.
Contudo, com o passar dos anos, mais pesquisas foram feitas e mais descobertas importantes apareceram, inclusive muitos outros benefícios ao organismo os quais eles nem imaginavam.
Neste texto, falaremos tudo o que você precisa saber sobre os benefícios da vitamina D, suas funções, vantagens, estudos e mais. Confira a seguir!
O que é a Vitamina D?
A vitamina D é um precursor hormonal esteroide lipossolúvel. Achou o nome muito grande? O importante é entender que por isso ele é essencial ao organismo humano e sua ausência pode levar a consequências graves, como o já citado raquitismo.
A vitamina D consegue controlar pelo menos 270 genes, incluindo células de sistemas fundamentais, como o cardiovascular.
O nosso corpo é capaz de produzir a vitamina apenas através da exposição ao sol porque os raios UVB e B ativam a sua produção.
Além disso, existem alimentos (em especial peixes) que possuem certas quantidades da substância.
Em alguns casos, o mais indicado é o consumo através de suplementos, principalmente para tratar a deficiência e evitar outras doenças.
E para que ela serve?
Até os anos 90, ainda só diziam que a vitamina D era boa apenas para a resistência e fortalecimento da estrutura óssea. Entretanto, com estudos mais recentes, foi descoberto que a substância pode agir em vários tecidos do corpo.
Com isso, a sua principal função é auxiliar na absorção de nutrientes, como o fósforo e o cálcio. Quando ela interage com o tecido ósseo, consegue impulsionar a reabsorção desses nutrientes, o que deixa os ossos mais fortes.
Sendo assim, outros órgãos também reagem muito bem às ações da vitamina D como, por exemplo, os pulmões, o cérebro, o estômago e o coração.
Quais são os benefícios da Vitamina D?
Dê uma olhada mais abrangente nos principais benefícios da vitamina D:
1 – Diminui as chances de diabetes
Este benefício é possível porque a vitamina D consegue agir de forma positiva na secreção da insulina, o que melhora muito o poder do organismo de processar o açúcar e assim prevenir que a diabetes tipo 2 ocorra.
2 – Aumenta a massa muscular
Por isso que boas quantidades de vitamina D no organismo conseguem impulsionar um bom funcionamento dos músculos em geral. Além disso, a substância também age na síntese de proteínas, o que promove um melhor desenvolvimento muscular.
A vitamina D também colabora para a obtenção de níveis saudáveis de testosterona, o que ajuda a estimular ainda mais o tecido muscular. Para completar, a boa saúde óssea ajuda ainda mais para que os músculos cresçam corretamente.
3 – Reforça a estrutura óssea
Como você já deve imaginar, este é o principal benefício da vitamina D para o ser humano. Ele ocorre porque a substância permite que o cálcio aja da melhor forma no organismo.
Com isso, a densidade óssea fica maior e as chances de doenças como a osteoporose e o raquitismo aparecerem são bem reduzidas.
4 – Melhora a saúde cardiovascular
A vitamina D possui um impacto bem vantajoso para as artérias. Pesquisadores notaram que pessoas com boas quantidades da substância no corpo têm suas paredes com uma rigidez inferior, o que previne ou alivia doenças como a arteriosclerose.
Além disso, este benefício também é capaz de diminuir a pressão arterial, assim como evitar as chances de a pessoa ter um infarto.
5 – Eleva a capacidade do sistema imunológico
Em 2014, um estudo publicado em uma revista chamada Today’s Dietitian observou que crianças com níveis ideais de vitamina D no sangue dificilmente pegam gripe.
Com isso, conclui-se que a substância ajuda a reforçar a imunidade contra várias outras doenças.
6 – Ajuda na perda de peso
Alguns estudos mostraram que pessoas com bons níveis de vitamina D no organismo conseguiram perder mais peso durante exercícios físicos do que os grupos de pessoas com níveis baixos da substância no corpo.
Um dos motivos para isso acontecer têm a ver com os receptores da vitamina nas células que, quando sofrem um estímulo, passam a queimar mais gorduras. A alta absorção de nutrientes também faz com que o corpo tenha uma sensação de saciedade, evitando que se coma excessivamente.
A atuação negativa da vitamina D sobre o cortisol (hormônio do estresse) também colabora no emagrecimento porque retira a fome impulsiva e pode diminuir o acúmulo da gordura no abdômen.
Estudos sobre os benefícios da Vitamina D
Nós já citamos alguns estudos sobre a vitamina D, mas ainda existem outros que valem a pena serem mencionados.
Com este intuito, em uma pesquisa feita na Universidade de Zurique com voluntários acima de 65 anos de idade foi notado que o suplemento de vitamina D reduziu em 20% as chances de fraturas em algumas áreas do corpo, em especial nos quadris.
Em outro estudo realizado na Harvard School of Public Health, foi observado que homens com deficiência de vitamina D possuíam risco dobrado de sofrerem com ataques cardíacos do que os homens com bons níveis da substância.
O The American Journal of Clinical Nutrition publicou uma pesquisa feita com mais de mil grávidas e constatou que o bebê tem menos chances de desenvolver problemas respiratórios se a mãe tiver uma dieta com bons níveis de vitamina D.
O Institute of Child Health fez um estudo na Finlândia e constatou que as crianças participantes que receberam boas doses de suplementos de vitamina D desde o nascimento mostraram 90% menos chances de terem diabetes tipo 1;
Quais são as consequências da falta de Vitamina D no corpo?
A deficiência da vitamina D no organismo pode causar efeitos perigosos, como:
● Baixa imunidade;
● Alto risco de contrair infecções;
● Baixo crescimento ósseo em crianças;
● Desgaste ósseo em adultos;
● Maior chance de obter diabetes tipo 2;
● Controle ruim dos hormônios;
● Ganho de peso;
● Diminuição da memória.
Qual é a dose ideal de Vitamina D?
Depende da idade e de suas necessidades. Por isso o ideal é procurar um médico.
Contudo crianças de até 12 anos geralmente precisam de 0,01 mg por dia. A partir daí, a dosagem costuma ser de 0,015 mg e aumenta muito quando a terceira idade chega: 0,02 mg.
Existem efeitos colaterais?
Apenas se a pessoa consumir a vitamina D em excesso. Neste caso, existem possíveis efeitos colaterais:
● Náuseas e vômitos;
● Fraqueza corporal;
● Desidratação;
● Prisão de ventre;
● Excesso de cálcio;
● Falta de apetite.
Entendeu como a Vitamina D é essencial para o nosso corpo? Será que você está com os níveis ideais? Não deixe de se certificar fazendo exames médicos!