Probióticos. Saiba tudo sobre as incríveis bactérias do bem que irão mudar sua vida
Engana-se quem pensa que todas as bactérias são ruins. Pelo contrário, algumas bactérias são muito importantes para o nosso corpo porque atuam no funcionamento e na saúde de diversos processos orgânicos. Conheça mais sobre os Probióticos.
Os Lactobacillus acidophilus (também conhecidos por probiotic acidophilus ou L. acidophilus) fazem parte deste benéfico grupo de bactérias essenciais ao organismo humano.
Continue lendo para entender sua importância e seus benefícios!
O que são os Probióticos?
Os probiotic acidophilus, como o próprio nome diz, são probióticos (bactérias boas) que existem no nosso sistema digestivo, e agem na proteção da mucosa e no processo de digestão dos alimentos que consumimos.
Este probiótico ganha o nome “acidophilus” exatamente porque é capaz de produzir o ácido láctico (que beneficia bastante o cabelo e a pele).
Isso ocorre graças à degradação do leite pela lactase, uma enzima que também gerada pelas bactérias que já mencionamos.
Quais são os seus benefícios?
Os probióticos são famosos, principalmente, por melhorarem a saúde intestinal, prevenindo e aliviando problemas horríveis. Além disso, eles proporcionam ainda vários outros benefícios. Veja os principais a seguir:
1 – Reforça o sistema imunológico
As células do sistema imunológico (que defendem o corpo de agentes causadores de doenças) costumam ser encontradas na região intestinal, perto do intestino delgado.
Por isso, uma boa quantidade de bactérias benéficas é capaz de fortalecer essas células. Consequentemente, o organismo fica protegido contra gripes, resfriados, alergias e outras infecções.
2 – Previne infecções vaginais
Lembra quando mencionamos o ácido láctico e dissemos que ele é bom para a pele e os cabelos? Então, seus benefícios vão bem além disso.
Ele também ajuda a regular o desenvolvimento de bactérias ruins e fungos que possam gerar infecções vaginais, como a candidíase.
3 – Evita a diarreia
A diarreia costuma ser causada por culpa de uma infecção no intestino gerada por bactérias prejudiciais que se alocam nas paredes deste órgão e inflamam o local, fazendo com que a fezes fiquem moles e os gases apareçam em excesso.
O consumo diário de probiotic acidophilus reduz muito os riscos dessas infecções ocorrerem porque as suas bactérias boas equilibram o crescimento das bactérias ruins, prevenindo sua multiplicação e suas complicações.
Os probióticos são ainda mais úteis quando a pessoa está em um grupo de risco para a diarreia como, por exemplo, quem faz tratamento com antibióticos. Ao renovarem a flora intestinal, esses probióticos evitam que o intestino fique desprotegido.
4 – Reduz o colesterol ruim
O probiotic acidophilus (mais do que qualquer outro probiótico) consegue diminuir a absorção do colesterol ruim (LDL) pelo intestino, o que, por consequência, também reduz seus níveis na corrente sanguínea.
Já foram observados alguns casos nos quais a ingestão desses probióticos conseguiu baixar em altas porcentagens as taxas do colesterol ruim no sangue.
5 – Alivia os sintomas do intestino irritável
A síndrome do intestino irritável causa efeitos bem desagradáveis, como inchaço no abdômen, dores de barriga e excesso de gases.
O consumo frequente de probiotic acidophilus colabora no alívio desses sintomas porque proporciona as bactérias benéficas ao corpo, as quais, por sua vez, promovem um maior equilíbrio na flora intestinal.
Com esta ação, são bem reduzidos os efeitos desconfortáveis, em especial o inchaço e as dores no abdômen.
Estudos realizados sobre o probiotic acidophilus
A suplementação desse tipo de probiótico já foi muito estudada ao redor do mundo por seus benefícios para nossa saúde.
Separamos alguns desses estudos para você confirmar a sua eficácia.
As pesquisas mostraram que o probiotic acidophilus age bem com carboidratos que não podem ser digeridos, pois essa combinação gera um maior desenvolvimento de microorganismos benéficos.
Isso tudo auxilia o aumento dos níveis de colesterol bom (HDL) e a redução do açúcar na corrente sanguínea.
Diversos outros estudos também evidenciaram que iogurtes suplementados com o probiotic acidophilus podem diminuir os níveis do colesterol ruim (LDL) em até 7% mais do que os outros iogurtes normais.
As pesquisas também confirmam que o acidophilus pode realmente evitar e ajudar no tratamento das infecções vaginais, porque eleva a presença dos lactobacilos nesta parte do aparelho reprodutor feminino.
Um certo estudo realizado com 60 indivíduos portadores de doenças funcionais no intestino (como a síndrome do cólon irritável) mostrou que o consumo do probiotic acidophilus em conjunto com outro probiótico, em um período de um a dois meses, ajudou muito a aliviar o inchaço local.
Mais um estudo parecido também notou que o suplemento foi capaz de diminuir as dores no abdômen em voluntários com a síndrome do cólon irritável.
Como tomar o probiotic acidophilus?
Você pode achar o probiotic acidophilus em alguns produtos de origem animal, principalmente em laticínios, como a coalhada e alguns queijos. Entretanto ele costuma ser mais consumido a partir de suplementos feitos em cápsulas.
Em alguns casos, ele também é vendido em adição à outro tipo de probiótico. Portanto, a dosagem pode ser diferente em algumas situações mais específicas. De modo geral, a sua dosagem mais recomendada é de 1 ou 2 cápsulas ao dia, sempre durante ou depois de uma refeição. Você vai encontrar algumas variações do produto. Separamos duas para você comparar. Uma contém 100 milhões de Lactobacíllus vivos e outra com 1 bilhão. Escolha seu produto e comece já a sentir os benefícios deste maravilhoso produto.
Se você estiver fazendo tratamento com algum antibiótico, o ideal é que espere ao menos duas horas depois de ingerir o remédio, porque assim as bactérias boas do probiótico não são destruídas pelos efeitos da medicação.
Quais são os efeitos colaterais e as contraindicações do probiotic acidophilus?
Os efeitos colaterais do probiotic acidophilus costumam ser causados pelo seu consumo em excesso. Por isso, nunca ultrapasse a dosagem diária máxima recomendada.
O efeito secundário que costuma aparecer nesses casos é a produção excessiva de gases. Isso ocorre porque alguns dos componentes do acidophilus (os fruto-oligossacarídeos) servem de comida para as bactérias ao mesmo tempo em que ajudam a criar mais gases.
Sobre as contraindicações, nenhuma foi observada, contanto que seu sistema imunológico esteja trabalhando normalmente e você não tenha alguma doença autoimune, como a AIDS.
Viu como essas bactérias podem de fato auxiliar algumas funções de seu corpo e em especial de seu intestino? Adquira o suplemento probiotic acidophilus e diga adeus aos desconfortos abdominais e intestinais!