Dor nas costas tem solução? Se você está com dor nas costas, não deixe de ler!

Dor nas costas tem solução? Se você está com dor nas costas, não deixe de ler!

Quem já sentiu dor nas costas sabe o quanto isso é incômodo e como pode nos deixar incapacitados para realizar ações simples do dia a dia como caminhar, se sentar ou se levantar.

Saiba que este é um problema muito comum: um estudo feito pelo Hospital das Clínicas em São Paulo concluiu que 4 em cada 10 brasileiros sofrem com dor nas costas.

O que chama atenção é que, na maioria das vezes, essa dor não é um sintoma de uma doença mais grave, e sim resultado de maus hábitos. Ou seja, é possível reverter esse quadro e excluir esse problema da sua vida desde que se adote uma mudança de hábitos, o que deve ser feito o mais cedo possível.

Não há idade certa para isso, mas o quanto antes se despertar para a questão, melhor, afinal, independente da idade, a falta de cuidado com a coluna faz com que ela “envelheça” mais rápido, deixando-a frágil e causando mais dores ainda. Por isso, preparamos esse post para você entender o que nos leva a ter dor nas costas e o que podemos fazer para preveni-la.

Quais são os tipos de dor nas costas?

As dores nas costas podem ser classificadas em dois grandes tipos: as musculares e as ligadas à coluna. As mais comuns são:

● Lombalgia
Tipo mais frequente, é uma dor que se inicia na parte inferior das costas e tende a se estender para as nádegas e pernas. Ela faz com que a pessoa não consiga ficar muito tempo de pé ou sentada.

● Lordose
É causada por um arco interno na lombar, podendo ter origem em doenças reumáticas ou em heranças genéticas.

● Escoliose
É uma condição na qual o indivíduo possui dores por conta de uma curvatura anormal na coluna, fazendo com que ela se desvie para um dos lados do corpo ao invés de se manter “reta”. Geralmente tem origem durante a puberdade, quando o crescimento se acentua.

● Cervicalgia
Neste tipo de dor nas costas, os pontos de irradiação são o pescoço e os ombros. Os pacientes com o problema costumam fazer esforços prolongados com a cabeça ou ter má postura na hora de dormir.

● Torcicolo
Caracteriza-se como uma tensão muscular no pescoço que faz com que a pessoa tenha muita dor ao movimentar a cabeça para um dos lados.

É importante frisar que algumas doenças como osteoporose, hérnia de disco, artrite e úlcera podem causar incômodo nas costas. Neste caso, os médicos não entendem esse desconforto como dor nas costas em si, mas como um sintoma ligado à doença, sem conexão com os músculos e a coluna.

O que pode causar dor nas costas?

As causas do problema estão geralmente ligadas aos hábitos que cada pessoa tem durante a vida e é comum que envolvam:
● Obesidade.
● Sedentarismo.
● Má postura.
● Tabagismo.
● Entre outros.

Infelizmente sim. Um estudo realizado através da parceria entre Unicamp, UFMG e Fiocruz mostrou que, entre os indivíduos que estão fazendo home office, 40% passou a apresentar algum tipo de dor nas costas. Entre aqueles que convivem com uma dor crônica nessa área há anos, a metade relatou a piora do quadro durante a pandemia.

Isso é compreensível, tendo em vista que o sedentarismo é uma das grandes causas do problema. A quarentena fez com que a maioria das pessoas circulasse menos, ficando restritas ao espaço da casa.

Muitos que praticavam atividade física regularmente e até mesmo atletas foram afetados, já que se viram privados de fazer isso ao ar livre e/ou de frequentar a academia. Por outro lado, aumentou o tempo que passamos a ficar sentados na frente do computador – e nem sempre em cadeiras confortáveis e/ou adequadas – ou no sofá assistindo à TV.

Segundo o ortopedista João Paulo Bergamaschi, do Hospital Samaritano, a falta de movimentação contribui para enfraquecer a musculatura que dá sustentação à coluna. O estresse e o medo que vivemos em relação à Covid-19 também podem piorar essa situação.

Então, o que fazer? Quer saber como lidar com a dor nas costas em tempos de home office? Não se preocupe, já vamos trazer 5 dicas para preveni-la!

5 dicas para prevenir a dor nas costas

Conheça agora 5 dicas infalíveis para prevenir o problema:

● Pratique atividade física
O exercício físico, além de fortalecer os músculos, pode ajudá-lo a melhorar a postura e a combater o ganho de peso, que é outro fator que aumenta as chances destas dores aparecerem. Veja algumas possibilidades para fazer em casa:

 Prancha: como se fosse fazer uma flexão, fique apoiado nos cotovelos e ponta dos pés. Segundo educadores físicos, é uma prática eficiente contra a dor na lombar já que fortalece profundamente a coluna.

 Alongamento: Já reparou que cachorros e gatos se alongam sempre que se levantam? Devemos fazer o mesmo ao acordar e ao levantar do sofá e da frente do computador.

 Ioga: As técnicas de Ioga primam pela boa postura da coluna. Exercícios como “ponte”, “postura da montanha”, “guerreiro”, “postura do bebê” e “meia cobra” são simples e farão diferença em sua vida!

● Evite ficar sentado o tempo todo
Procure fazer pequenas pausas a cada 30 minutos ou 1 hora. Então se levante, se espreguice e se movimente. Além de fazer bem para a coluna, essa prática é muito benéfica para as articulações!

● Invista em conforto
É importante dar atenção à ergonomia do seu cantinho de trabalho. Invista em cadeiras confortáveis que de preferência sejam ajustáveis, para que os pés possam tocar o chão e que tenham apoio para os braços.
Também aposte em suportes para que laptops e/ou monitores fiquem na altura de seus olhos, eliminando a necessidade de forçar o pescoço.

● Tenha uma dieta saudável
Procure ter uma alimentação saudável. Lembre-se de que frutas, verduras e legumes são muito importantes para que seu organismo receba os nutrientes de que ele necessita. Quem se movimenta menos também costuma ingerir pouca água e este líquido é indispensável para o seu bem-estar.

● Fuja dos maus hábitos
Não fume e evite, sempre que possível, o consumo de bebidas alcóolicas. O mesmo se aplica ao uso de drogas e às noites em claro, o que pode prejudicar seu organismo como um todo.

O que pode acontecer se não cuidarmos da dor nas costas?

A tendência é que ela piore cada vez mais, diminuindo a sua qualidade de vida. Não é à toa que esse tipo de dor é a segunda causa mais recorrente de afastamentos do trabalho.

Mais do que recorrer aos analgésicos, é necessário melhorar a postura, buscar praticar exercícios físicos e consultar um médico ortopedista. Este profissional realizará um exame físico e pode também solicitar exames complementares com o objetivo de avaliar com mais precisão o seu caso.

E você conhece suplementos que ajudam a proteger as nossas juntas e articulações? Clique Aqui e conheça a Gluocosamina, Condroitina e MSM.

Comece hoje mesmo a agir para se livrar da dor nas costas o quanto antes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *