Estudos revelam benefícios da Glucosamina no tratamento cardiovascular
Uma solução para a osteoporose que ganhou outras finalidades até então inimagináveis é o Suplemento de Glucosamina.
Mas, afinal, como uma substância que tinha como função, auxiliar na cartilagem, poderia fazer a diferença para o coração? Entenda como um estudo abriu portas científicas e pode até mesmo fazer a diferença para o futuro da medicina.Acompanhe!
A Glucosamina
A glucosamina é uma substância sintetizada pelo organismo a partir da glicose e do aminoácido glutamina. No entanto, ela pode aparecer comercialmente de diversas maneiras, inclusive como um suplemento que é usado para o alívio dos sintomas da osteoporose.
Isso acontece porque o sulfato da glucosamina aumenta a síntese de proteoglicano da cartilagem, inibindo sua degradação, que é comum com a doença. Ademais, sua ação anti-inflamatória também é essencial para o tratamento, gerando resultados positivos, principalmente quando associado à condroitina.
Ainda assim, não é apenas nessa função que o suplemento pode atuar. Um estudo realizado recentemente mostrou que há outras finalidades no que diz respeito às doenças cardiovasculares e isso será observado abaixo.
Uma pesquisa inovadora
Um estudo realizado pelo UK Biobank com aprovação do Serviço Nacional de Ética em Pesquisa, do National Health Service e analisado pelo conselho de revisão da Tulane University, dos Estados Unidos, apontou que a glucosamina poderia prevenir a ocorrência de patologias cardiovasculares, como o acidente vascular cerebral (AVC) e as doenças coronárias.
Publicada no The BMJ (publicação médica períodica do Reino Unido), a pesquisa foi realizada com 500 mil participantes entre 40 e 49 anos, durante 2006 e 2010. Nesse período, foi comprovado que o uso dessa substância está associado a uma diminuição de, ao menos, 15% de chances de aparecerem doenças cardiovasculares. Além disso, as patologias coronarianas, assim como as mortes por essas causas, tiveram uma redução de risco de 9% a 22%.
Assim, foi possível compreender que havia benefícios tanto na prevenção quanto na redução de mortalidade, fazendo com que seu uso trouxesse uma série de vantagens para quem já sofre com esses problemas e precisa de uma solução, além de ser uma boa forma prevenir quem já tem predisposição a tais doenças.
Essa eficácia, contudo, não se deu em vão. Há reações químicas fundamentais ocorrendo no uso da glucosamina, e é justamente nesse conceito que a pesquisa se apoia para dar um parecer.
A ação dessa substância no corpo
A utilização da glucosamina reduz os níveis da proteína C-reativa, também chamada de CRP. Ela, em geral, é associada com a inflamação e costuma aumentar entre os indivíduos que possuem doenças cardiovasculares e também os que são fumantes.
Como já visto anteriormente, a glucosamina é anti-inflamatória e também reduz o CRP, o que faz com que ela diminua também a incidência de eventos cardiovasculares e o aparecimento de patologias relacionadas a isso.
Contudo, não é apenas a proteína C-reativa que faz a diferença. A glucosamina também imita uma baixa dieta do hidrato de carbono, que é associada a um menor risco dessas doenças. Sendo assim, esse fator também ajuda na prevenção.
A opinião dos especialistas
Para os que fizeram a pesquisa, é primordial realizar mais ensaios clínicos para comprovar esta teoria, e há muitos estudiosos que concordam com a sua finalidade.
A Dra. Sonya Babu-Narayan, do National Heart and Lung Institute, aponta que ao menos uma em cada quatro pessoas no Reino Unido ainda padece de doenças do coração e, com isso, chegam ao óbito. Para ela, é fundamental financiar esse tipo de estudo o mais urgentemente possível, a fim de estender a prevenção ao maior número de indivíduos possível, além de apresentar mais qualidade nos tratamentos.
Ainda de acordo com a médica, se um suplemento conhecido, como a glucosamina, puder impedir as patologias, como o ataque cardíaco e o AVC, esse já será um investimento bem valioso e relevante para todos.
Já um parecer técnico realizado pela Comissão Permanente de Farmácia e Terapêutica do Estado de Mato Grosso (CPFT-MT), mostra que a glucosamina tem como efeito adverso a hipotensão, ou seja, a diminuição da pressão arterial.
Como se sabe, a pressão alta aumenta ainda mais as chances do aparecimento de doenças cardiovasculares. Ela faz parte do grupo de fatores de risco tanto para a mortalidade por AVC quanto por infarto. Dessa forma, diminuir o nível da pressão arterial pode ser uma maneira benéfica de lidar com o problema.
Ainda assim, o que todos eles apontam é que não adianta fazer o uso do suplemento de glucosamina sem que haja uma mudança no estilo de vida do paciente, fazendo refeições saudáveis, abrindo mão do sedentarismo e, principalmente, deixando de lado o uso de cigarros e álcool.
Onde encontrar
A glucosamina é vendida nas nações da Europa, na Austrália e nos Estados Unidos. No país estadunidense, pelo menos um em cada cinco adultos consome os suplementos de glucosamina com regularidade, o que faz com que ela seja o segundo mais comum na região, perdendo apenas para o Ômega 3, de acordo com um relatório do Centers for Disease Control and Prevention (CDC).
No entanto, nem mesmo o fato de vender apenas internacionalmente vai impedi-lo de adquirir essa substância. A Vitaminas Express comercializa estes produtos e entrega no seu endereço. Tudo isso em um curto espaço de tempo, e com total confiabilidade.
Quer saber mais? Compre agora mesmo o seu suplemento de glucosamina!