D-Pantenol

D-Pantenol

D – Pantenol

Se você está por dentro do mundo da beleza, certamente já deve ter ouvido falar do D-Pantenol, certo? Se não, então não precisa se preocupar. Hoje nós falaremos tudo sobre essa substância que vem sendo usada para aperfeiçoar a saúde e a estética da pele, dos cabelos e das unhas, além de muito mais.

Embalagens de diversos produtos de beleza contêm o nome D-Pantenol, o que já é indicação de que aquele produto é de qualidade. Ele também é procurado na internet pelo termo Pantenol, o que na verdade estamos falando da mesma substância.

Leia o texto até o fim para entender o que exatamente é o D-Pantenol, quais são seus benefícios, como usá-lo, quais os seus efeitos colaterais e várias outras informações relevantes.

O que é o D-Pantenol?

É um tipo de álcool hidrossolúvel riquíssimo em vitamina B5, um nutriente fundamental para a saúde dos cabelos, das unhas e da pele. Quando ele é aplicado nessas regiões, o ácido pantotênico (presente de forma natural nessas áreas) é ativado, o que promove mais saúde e hidratação.

Este ácido também é capaz de proporcionar o bom funcionamento das enzimas, assim como é muito importante para repor proteínas e lipídios da pele e dos cabelos.

É por isso que ele é tão utilizado na fórmula de shampoos, máscaras, cremes capilares, condicionadores e outros produtos para tratar inflamações e cicatrizes na pele. Como é bom para a saúde dessas regiões do corpo, ele promove mais beleza.

Uma curiosidade sobre o D-Pantenol é que a origem do nome é grega. Vem de “Panthos”, que em português quer dizer “por toda a parte”. Isso descreve bem o elemento, que pode ser utilizado em quase todas as regiões do corpo, como veremos mais adiante.

Uma pesquisa realizada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), revela que o pantenol (ácido pantotênico), possui propriedades hidratantes. Este estudo, feito pelo farmacêutico Flavio Bueno de Camargo Junior mostra que formulações cosméticas com 1% e 5% de pantenol reforça a hidratação da camada protetora natural da pele, que previne o envelhecimento e doenças como a escamação.

Afinal, quais são os benefícios e para que serve o D-Pantenol?

Chegou a hora de descobrir como exatamente o D-Pantenol pode ajudar o seu corpo a ser mais saudável e bonito. Você terá uma surpresa ao perceber a quantidade de benefícios que ele proporciona! Confira todos a seguir:

1- Para as unhas
Como o D-Pantenol promove a hidratação da área em que ele é aplicado, as unhas deixam de descamar e quebrar como antes, passando a ficar mais resistentes e saudáveis. Até as cutículas podem se beneficiar do produto.

2- Para a pele
A Vitamina B5 é capaz de aumentar o potencial da pele para reter líquidos, assim como também colabora na manutenção da textura e da elasticidade. Por tsuas propriedades anti-inflamatórias, o D-Pantenol também é indicado para clarear e reduzir as estrias.

Isso sem contar que o produto pode acelerar a cicatrização, tratar feridas, irritações, queimaduras e arranhões. Ele também pode colaborar para secar espinhas, pois consegue atuar como um anti-seborréico no folículo piloso.

3- Para os cabelos
O D-Pantenol hidrata muito bem os cabelos. Ele consegue agir na restauração dos fios ao ativar o ácido pantotênico presente na raiz. Com isso, ele deixa os fios mais maleáveis, reduz a quantidade de pontas duplas, proporciona uma boa dose de hidratação e ainda diminui o chamado frizz.

Ao utilizar o D-Pantenol, os cabelos também são protegidos da quebra e da queda. Além disso, eles crescem com brilho, força e de maneira saudável. Pessoas com cabelos de todos os tipos podem utilizar os produtos com D-Pantenol.

4- Para a região dos olhos
Por ter propriedades cicatrizantes, o D-Pantenol colabora na redução das olheiras. Inclusive, os dermatologistas sugerem que as pessoas o utilizem nas pálpebras inferiores diariamente antes de se deitarem para dormir.

5- Para os lábios
Tem lábios ressecados? O D-Pantenol pode ser uma ótima solução para você, pois ele contém vitamina B5 em sua composição. Isso faz com que seus lábios fiquem hidratados e macios. Os profissionais também sugerem sua aplicação nesta área antes de dormir.

6- Para as sobrancelhas e os cílios
Não está satisfeito (a) com a aparência de seus cílios ou sobrancelhas? Não se preocupe, pois o D-Pantenol pode dar um jeito nisso. Ele age basicamente da mesma forma que nos cabelos: hidratando e deixando os fios mais resistentes.

Como usar o D-Pantenol?

O D-Pantenol precisa ser utilizado de modo tópico, ou seja, diretamente na área que irá ser beneficiada e não de forma oral. Ele geralmente é encontrado em condicionadores, pomadas, loções, cremes, shampoos, soluções, entre muitos outros tipos de produtos.

No geral, a quantidade do elemento indicada no produto é a de 0,5% até 5% de concentração na fórmula. O seu armazenamento precisa ser afastado da luz ou do calor a fim de que não estrague.

Veja como usar em cada uma das regiões:

● Pele: para o corpo, a forma mais indicada de uso é através das pomadas;

● Cabelos: pode ser usado como shampoo, condicionador, cremes, soluções etc.; uma dica é misturar a solução com um creme ou uma máscara e diluir essa mistura em 100 ml de água antes de aplicar aos fios. Mas não se preocupe. Existem muitos produtos disponíveis no mercado com esta substância já adicionada;

● Unhas: pode ser utilizado como pomada tanto nas unhas quanto nas cutículas;

● Região dos olhos e lábios: ambas as áreas também podem ser beneficiadas através da pomada do D-Pantenol.

● Nas sobrancelhas e cílios: o produto líquido é a forma mais indicada para esses locais; procure aplica-lo com um cotonete ou um pequeno pincel.

Existem efeitos colaterais ou contraindicações?

Se o D-Pantenol tiver sido armazenado corretamente, as chances de ele apresentar efeitos colaterais são muito pequenas. Existem pouquíssimos casos registrados.

Mesmo assim, não é indicado que ele seja utilizado quando a região em questão for ficar exposta por muito tempo aos raios de sol ou ao forte calor.

De qualquer forma, se sentir alguma reação negativa após utilizar o produto, suspenda a sua utilização e busque um médico (dermatologista) assim que puder.

Com relação às contraindicações, podemos dizer que pessoas hemofílicas, com alguma doença de pele, alergias ou hipersensíveis devem evitar o uso da substância sem antes falar com um especialista.

Gostou do D-Pantenol? Ele pode colaborar muito para a manutenção da sua beleza. Leia sempre as instruções e, em caso de dúvidas, busque um médico. Esta é a melhor forma de cuidar da sua saúde.

2 Replies to “D-Pantenol”

    1. No momento não temos o produto disponível em nossa loja. Mas iremos aceitar como sugestão. Agradecemos sua mensagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *