Mindfulness. Meditação e exercício físico: Mantenha seu cérebro saúdavel
Você já ouviu falar de mindfulness? Não? Preparamos o conteúdo deste artigo especialmente para você, com fundamentação científica e muita pesquisa. Então vem com a gente que vamos falar tudo o que você precisa saber sobre este assunto! A saúde do cérebro agradece.
O que é Mindfulness?
A palavra mindfulness vem do inglês e implica em um estado de consciência no qual se aplica atenção plena e foco ao presente momento.
As técnicas de mindfulness foram desenvolvidas a partir de conceitos e práticas de meditação já conhecidos há milênios por monges budistas e iogues.
Na atualidade, essa prática passou a ser estudada cientificamente e utilizada para ajudar no tratamento de transtornos emocionais, além de ser praticada em função da qualidade de vida e para atender a uma variedade de necessidades ligadas à clareza do pensamento e à saúde mental e física.
Neste post, abordaremos esse fascinante assunto, oferecendo dicas sobre como começar a praticar a meditação mindfulness, os benefícios da prática habitual e também como encontrar instrutores confiáveis para iniciar sua jornada de consciência no agora.
Como a meditação mindfulness beneficia o cérebro?
Como já dissemos, as técnicas de meditação para atenção plena são conhecidas há milênios pela humanidade.
A ligeira diferença entre a meditação mindfulness e as técnicas meditativas clássicas seria que enquanto a forma tradicional foca na respiração, a técnica de mindfulness envolve a atenção plena sobre o momento, os sentimentos e pensamentos para estar totalmente presente e consciente sobre nós mesmos, sem julgamento.
Segundo um estudo da Universidade Carnegie Mellon (Pensilvânia – EUA), há explicações biológicas baseadas em evidências científicas que comprovam os benefícios da técnica de mindfulness.
Essa técnica de meditação está relacionada à redução do estresse, além disso a prática do mindfulness tem um efeito sobre a atividade do córtex pré-frontal do cérebro; a área responsável pelo pensamento consciente e planejamento.
As técnicas de mindfulness também ajudam a diminuir a atividade na amídala cerebral e em outras regiões desse órgão responsáveis pelo controle emocional.
Consequentemente, a meditação de atenção plena pode ajudar na melhoria de diversas áreas da vida que estão relacionadas à decisão e ao controle emocional.
Benefícios da meditação mindfulness para a saúde geral
O estresse está ligado a diversas doenças psicossomáticas como a fibromialgia e até mesmo o câncer.
Segundo o Instituto Oncoguia há cada vez mais estudos científicos disponíveis que ligam o estresse crônico ao aparecimento de vários tipos de câncer.
Fica claro que se uma pessoa pratica a meditação mindfulness, conseguindo uma qualidade de vida com menos estresse, os riscos de desenvolver doenças relacionadas a isso são expressivamente menores.
A seguir listaremos alguns dos benefícios da prática habitual da meditação mindfulness para a saúde geral que vão além do controle do estresse:
• Uma pessoa mais consciente de suas emoções pode ter suas relações interpessoais melhoradas ou restauradas através da conscientização sobre comportamentos de autossabotagem.
• A consciência sobre possíveis causas emocionais que influenciem na alimentação pode curar transtornos alimentares desenvolvidos por razões emocionais, evitando a obesidade e levando à capacidade de ter uma alimentação mais saudável.
• Há doenças crônicas como a pressão alta e a diabetes que já são cientificamente ligadas a causas emocionais.
• A prática desse tipo de meditação pode ajudar na qualidade do sono e uma pessoa que tem um sono diário de qualidade tem a saúde melhor.
Onde encontrar workshops, eventos, retiros e instrutores particulares de prática meditativa mindfulness?
Há diversos locais físicos e até virtuais onde as técnicas de mindfulness para o seu dia a dia podem ser aprendidas.
Neste tópico, daremos algumas dicas sobre os caminhos possíveis para iniciar a prática.
Workshops de mindfulness
Na Internet, será possível encontrar eventos disponíveis na sua região através do Facebook ou outras redes sociais. Eles oferecem cursos e workshops rápidos para iniciantes e praticantes de mindfulness.
Algumas dicas para encontrar o melhor workshop de mindfulness são:
• Há grupos disponíveis no Facebook que divulgam eventos e workshops com profissionais qualificados. Entre em grupos ligados ao assunto e conheça alguns praticantes ou profissionais e verifique as indicações de workshops das pessoas ativas nas comunidades.
• O site do Centro Mente Aberta oferece encontros mensais em São Paulo para a promoção da prática do Mindfulness.
• Procure no Google um centro de cursos, porém verifique as qualificações dos instrutores, buscando referências sobre a pessoa para garantir que você tenha uma boa experiência de aprendizado.
• Há centros terapêuticos de orientação holística que podem oferecer cursos, workshops e fóruns a respeito do assunto, portanto, fique atento na Internet sobre a divulgação nos locais próximos a você.
Retiros de mindfulness
Há opções para quem prefere estudar as técnicas meditativas em retiros, contando com locais de infraestrutura em meio à natureza e à quietude.
Geralmente, durante os retiros, além do ensino das técnicas, a pessoa fica em silêncio pelo período em que estiver em retiro para poder obter uma experiência de aprendizado e contemplação do agora que pode ser mais intensa.
Os períodos de retiro variam. Além disso, há opções de minirretiros nas próprias cidades metropolitanas, como é o caso de institutos como o The School of Life. Muitas pessoas que participaram desse tipo de atividade relatam que a experiência foi profundamente significativa e transformadora.
Instrutores particulares
Você também tem a opção de escolher um profissional terapêutico para lhe oferecer ensinamentos particulares sobre as técnicas de meditação mindfulness.
Há inúmeras pessoas capacitadas no mercado atual, com formação acadêmica e terapêutica de diversas linhas que podem proporcionar uma experiência de aprendizado singular e bastante específica às suas necessidades.
Esses casos geralmente misturam as psicoterapias tradicionais com orientações sobre como praticar a meditação mindfulness de uma forma consciente e adequada à sua personalidade, bem como aos seus objetivos.
Estudos científicos que comprovam a eficácia da meditação mindfulness
Neste tópico deixaremos três exemplos muito interessantes sobre a comprovação científica através de experimentos da eficácia dos métodos de meditação mindfulness para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Os pesquisadores Daniel Goleman e Richard Davidson realizaram experimentos sobre as vantagens das técnicas de mindfulness para a saúde do corpo humano em geral. As pesquisas culminaram em um livro chamado “Ciência da Meditação: as alterações comportamentais”.
Na obra, os autores experimentam diversos tipos de meditação comprovando que o mindfulness é o mais adequado para o desenvolvimento emocional, resolução de problemas da vida cotidiana e permitindo também alterações comportamentais profundas que são altamente benéficas.
O segundo exemplo é um estudo científico que comprovou efeitos de melhoria com as técnicas de mindfulness sobre comportamentos compulsivos.
Jeffrey Schartz, pesquisador da Universidade da Califórnia, constatou alterações em partes do córtex cerebral em pessoas que sofriam de Transtorno Obsessivo Compulsivo.
Quando as técnicas de mindfulness foram integradas aos tratamentos, foi possível verificar uma impressionante evolução na saúde psicológica dos pacientes.
Por fim, a Revista Proceeding of the National Academy of Sciences publicou um estudo sobre a ajuda das técnicas de mindfulness para a tomada de decisões, permitindo que as pessoas desenvolvam uma maior capacidade de compreensão das situações.
Combinando exercícios físicos com mindfulness para a saúde cerebral
Além de tudo o que já falamos, vamos analisar como a combinação de exercícios físicos com as técnicas de meditação mindfulness de forma habitual pode ser excelente para a saúde do cérebro.
As atividades físicas aeróbicas ou anaeróbicas, na verdade, são capazes de produzir novos neurônios de acordo com pesquisas científicas recentes. Além disso, a prática de exercícios físicos é capaz de evitar o desenvolvimento do mal de Alzheimer ou melhorar os casos já diagnosticados.
Se você for capaz de cumprir uma rotina de exercícios na academia, ioga ou aeróbicos (como caminhada e corrida) com a meditação habitualmente, com certeza você estará também criando a situação ideal para prevenir e melhorar diversos tipos de doenças que podem afetar o cérebro, esse órgão tão fundamental para a manutenção de nossa vida e saúde.
Use suplementos com substâncias que podem ser combinadas com a meditação mindfulness para efeitos ainda mais benéficos
A seguir oferecemos duas indicações de substâncias que podem estar contidas em suplementos disponíveis no mercado e que cooperam com a prática da meditação para uma saúde cerebral ideal, prevenindo doenças:
* Fosfatidilcolina: A fosfatidilcolina é uma molécula naturalmente produzida pelo nosso corpo, muito importante para a composição das membranas celulares. Essa substância ajuda a manter a integridade dos neurônios e a comunicação intercelular, auxiliando na clareza do pensamento, na lucidez da mente e aumentando a inteligência.
Além disso, há pesquisas científicas que indicam que a fosfatidilcolina também está ligada à melhoria da memória.
* Fosfatidilserina: uma substância derivada da soja ou de origem bovina que pode atuar como coadjuvante da regeneração muscular e ser também benéfica para a memória. É inclusive indicada para tratar sintomas ligados ao mal de Alzheimer e casos de demência cerebral.
Além disso, o uso de suplementos que contenham a substância melhora a sensação de bem-estar geral, promovendo o equilíbrio hormonal em praticantes de atividades físicas regulares.
Associado à meditação, esse suplemento pode atuar no tratamento de uma série de problemas e em função da melhoria da saúde mental ou cerebral, da memória, bem como da inteligência.
Um dos produtos com a substância Fosfatidilserina encontrado no mercado é o Neuro-PS, que vai lhe ajudar a restabelecer os níveis de fosfatidilserina no seu organismo. São encontrados em 2 opções, com 100mg e 300mg. Veja qual melhor se adapta ao seu organismo.
Você gostou do post? Curta e compartilhe com todos os seus amigos para que saibam dessa combinação de técnicas excelentes e que está se tornando uma das formas favoritas de alcance da saúde emocional e física naturalmente.