Barulho de chuva para dormir! Por que dormir assim é tão convidativo?

Barulho de chuva para dormir! Por que dormir assim é tão convidativo?

Quem é que não ama dormir com barulho de chuva? Muita gente não pode nem ouvir este barulho que já tem dentro de si despertada a vontade correr para a cama e tirar aquele cochilo, não é?

Pois bem, a grande maioria de nós ama dormir com o barulho de chuva porque este som nos remete a sensações de calmaria e relaxamento. Mas você sabe por que exatamente isso acontece? Um dos fatores está relacionado à nossa memória que iremos abordar neste texto, veja algumas delas:

Entre essas memórias, as mais comuns normalmente citadas pelas pessoas correspondem a dias mais frios e aconchegantes, os quais podem remeter:
• ao conforto de nossa casa;
• a uma viagem ao campo;
• a uma comida gostosa;
• a uma bebida quente;
• a nossa cama ou sofá.

Então, se o nosso artigo fala sobre o barulho da chuva para dormir, então vamos começar por onde idenficamos os sons.

Audição: um dos mais poderosos entre os 5 sentidos

Provavelmente você já deve ter percebido que na grande maioria das aulas de Yoga, Thai Chi Chuan, meditação e afins, normalmente estão reunidos vários elementos corporais, visuais, auditivos e até mesmo olfativos que juntos irão ocasionar o relaxamento da pessoa.

Quando se trata especialmente dos elementos auditivos, podemos afirmar que a maioria dos sons que compõem estas aulas são os que encontramos na natureza, como o canto dos pássaros, o barulho da cachoeira, assim como o de chuva.

A inclusão deste elemento auditivo não é à toa. Assim como os outros sons citados acima, o barulho da chuva acalma por alguns fatores que podem ser explicados por diversas hipóteses levantadas por cientistas. É é justamente sobre isso que iremos falar hoje.

O barulho da chuva ou de água, são sons mais lentos e não-agressivos, proporcionando ao nosso cérebro uma sensação de segurança e tranquilidade e “desligando o alerta para o perigo”, o que nos faz relaxar e, consequentemente, dormir mais rápido e melhor.

dormir com barulho de chuva

O que acontece no cérebro quando ouvimos o barulho de chuva?

Existem algumas classes de sons cujas características podem causar os mais diferentes efeitos no nosso cérebro.
Um som brusco e repentino, como uma buzina, por exemplo, é capaz de chamar a nossa atenção instantaneamente pelo fato de ser considerado um som de alerta. Já sons contínuos e monótonos não são capazes de ocasionar isso.

O barulho de chuva é considerado um ruído monótono que ocorre de forma rítmica e produz algumas pequenas alterações ao cair no solo ou em outra superfície. Estas características fazem com que ele consiga se sobressair em relação a outros sons, fazendo com que nos concentremos somente nele.

Sendo assim, ao deitarmos ouvindo este tipo de ruído, também conhecido como ruído branco, o cérebro entende que não é necessário ficar em alerta, já que este som não transmite nenhum sinal de insegurança, ou seja, podemos relaxar tranquilamente até alcançarmos um sono profundo.

Procuramos para você este som maravilhoso de chuva para você relaxar, confira:

Existem alguns estudos, como o publicado na revista NeuroImage, que apontam que, de acordo com o efeito sonoro produzido, o cérebro sofre algumas oscilações responsáveis por ativar mais ou menos uma região cerebral.

Neste caso específico, uma das estruturas mais importantes nesta ocasião é o Tálamo, que é responsável pelo nosso estado de vigília e está conectado ao Sistema Nervoso Central (SNC).

Em um destes estudos, foi possível observar que quanto mais profundo for o sono, menos oscilações ocorrem nesta região. Ou seja, uma hipótese é que o barulho de chuva pode ser capaz de produzir a diminuição desta oscilação de forma indireta.
Isso indicaria uma menor ativação do Tálamo, devido ao relaxamento que o som produz.

Além desta, há outra hipótese: a de que o estado de relaxamento e a sensação de calma adquiridos através do barulho da chuva podem ser explicados pelo fato de que, ao ouvi-lo, o cérebro é capaz de fazer com que você se recorde de memórias pessoais que, de alguma forma estejam relacionadas a este ou a qualquer outro som produzido pela natureza.

Todas essas lembranças podem nos trazer uma sensação de conforto e de relaxamento, mesmo que não estejamos vivenciando aquela determinada situação naquele exato momento.

 

“O som da chuva não precisa de tradução.” – Alan Watts

 

Mas nem tudo são flores.

Embora o barulho de chuva possa ser bem relaxante para algumas pessoas, para outras este som pode chegar a ser perturbador.

Isso porque muitos, ao ouvir tal ruído, podem associá-lo a lembranças ruins envolvendo, por exemplo, raios e trovões os quais geralmente assustam e causam receio.

Este som também pode fazer algumas pessoas se recordarem de situações traumáticas pelas quais tenham passado em alguma época da sua vida.

Outra coisa é que não são somente os humanos que podem se sentir desconfortáveis com o ruído da chuva. Se você tem um cachorro em casa, provavelmente deve ter percebido que o seu comportamento pode se alterar com este e outros sons.

Isso se dá pelo fato de que esses animais possuem ouvidos muito mais sensíveis do que os nossos, de forma que o som da chuva, por ser repetitivo e contínuo, possa causar neles variadas reações.

Esta situação pode ser observada de forma ainda mais evidente caso o seu pet possua algum problema relacionado à ansiedade ou nervosismo. É bom ter cuidado, pois ele pode até se mostrar mais agressivo em algumas ocasiões.

Veridiana Canas fala em seu artigo sobre a relação intra-uterina onde o nosso corpo começa a fazer associações aos sons. “Você pode estar se perguntando por que o som da chuva nos faz relaxar: voltemos á vida intra-uterina lá do começo do texto: desde aquele tempo nosso ouvido, corpo e cérebro fazem associações entre sons e sensações, para que possamos reconhecê-los futuramente, através da nossa memória. O som da chuva, do mar, de água, comumente traz ativa memórias de quietude, conforto, relaxamento, como estar em casa, lendo um livro, confortavelmente acomodado numa tarde chuvosa, ou de estar sentado numa praia, olhando e ouvindo o mar ao entardecer… tanto nossas funções sensoriais, quanto nossas lembranças e memórias são estimuladas com certos sons e o barulho de água (chuva, mar, cachoeira, chuveiro) é um deles, porque gera harmonia no ambiente como um todo.”

Confira outros artigos sobre a saúde do sono

E tem solução?

Tanto no caso do animal como no do ser humano, este receio causado pelo barulho de chuva pode ser resolvido de uma maneira relativamente fácil. Para que o medo diminua cada vez mais, é necessário que seja feita uma espécie de ambientação.

Este processo pode ser realizado toda vez que chover de forma moderada, fazendo com que aos poucos a pessoa ou o cão tenha contato com o som da água que vem do céu de forma gradual, sem forçar a situação.

Isso deve se repetir algumas vezes até que venham a se sentir seguros para sair na chuva sem alteração do comportamento ou até mesmo desempenhar suas atividades normais do dia a dia, sem que estas venham a ser interrompidas ou até mesmo prejudicadas pelo barulho da chuva.

É importante lembrar que este é um processo que pode levar um tempo para ser totalmente efetivo e que enquanto não se alcançam os resultados desejados, podem-se utilizar algumas ferramentas alternativas, como, por exemplo, a terapia musical.

Agora, imagine se você não consegue ter uma noite boa de sono, como seria no outro dia? Um terror, não é?
Pois bem, já falamos em outros artigos aqui no nosso blog, sobre a importância e os benefícios do sono. Convidamos a você a ler todos estes posts. Com certeza uma leitura muito útil.

Mas também deixaremos aqui algumas dicas para seu sono tranquilo e revigorante. E você sabia que cerca de 73 milhões de brasileiros têm problemas com o sono.

E você, já conhece a Melatonina?

A melatonina é uma substância produzida naturalmente por nossa glândula pineal, responsável por controlar o nosso ciclo circadiano, que nos informa quando temos que dormir, acordar, nos alimentar.

Se ainda nunca experimentou a Melatonina, saiba que é hora de desfrutar os benefícios desta poderosa substância. Clique aqui e conheça os melhores produtos disponíveis no mercado. Com certeza algum irá fazer a diferença para você.

Você se surpreendeu com este post? Já tinha percebido que nem todo mundo fica relaxado com o barulho da chuva? Se conhece algum caso, compartilhe-o com a gente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *